terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Arqueólogos "desiludidos" com o ministro da Cultura

Em Dezembro, a Associação Profissional de Arqueólogos estava "preocupada"; hoje, enquanto continua à espera da reunião que pediu ao Ministério da Cultura, está "desiludida". Numa carta aberta divulgada ontem, a APA questiona o ministro José António Pinto Ribeiro sobre as condições da anunciada transferência do Museu Nacional de Arqueologia (MNA) para o edifício da Cordoaria, mostrando-se "em profundo desacordo com a forma como esta ideia parece estar a ser concretizada".

A APA esclarece que não é "por princípio, contrária à transferência do MNA". O problema, explicou a sua presidente, Maria José de Almeida, é que "isto não parece estar a ser feito no interesse do museu, mas na sequência de uma negociação entre os ministérios da Cultura e da Defesa, ligada à construção do novo Museu dos Coches". Na carta, os arqueólogos dizem ter "a amarga sensação de que uma das mais importantes instituições da arqueologia portuguesa estar a ser usada como moeda de troca".

A decisão do Ministério da Cultura surgiu pela necessidade de libertar o espaço da Avenida da Índia, onde está o espólio do ex-Instituto Português de Arqueologia e do Centro Nacional de Arqueologia Náutica, para construir aí o novo Museu dos Coches, um projecto do arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha. Estes serviços seriam transferidos para a Cordoaria, um edifício que pertence actualmente à Marinha. Em troca, o Museu da Marinha alargar-se-ia para o espaço hoje ocupado pelo MNA, nos Jerónimos. E, por sua vez, o MNA juntar-se-ia aos outros serviços na Cordoaria. Maria José de Almeida reconhece que existem problemas nas actuais instalações do MNA mas lembra que existiu já um projecto de obras de alargamento "que foi pago pelo Estado português e chegou a estar calendarizado".

Os actuais planos de transferência para a Cordoaria são, segundo a carta da APA, um "processo atamancado, politicamente decidido sem a necessária informação técnica, um remendo que se põe a tapar um buraco", quando deveriam ser o princípio de um debate sobre "a grande oportunidade que este grande museu merece".

826 Pessoas assinaram já uma petição contra a transferência do MNA para a Cordoaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!