segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Polémica ou mau perder?

DocLisboa polémico
Pelo regulamento do festival DocLisboa a situação é legítima, mas causou mal-estar a concorrentes: a realizadora Sílvia Firmino, que em 2005 recebeu o Prémio Tobis para melhor documentário nacional com ‘Gosto de Ti como És’, obteve agora o Prémio Sony para melhor primeira obra portuguesa, com ‘Queria Ser’.

Sérgio Tréfaut, director do evento, diz que tal é "normalíssimo". "O que se passa no DocLisboa passa-se em qualquer festival de cinema mundial: os prémios para primeira obra abrangem as segundas. É assim no Caméra d’Or e no IndieLisboa."

Em três anos, Sílvia Firmino obteve 7500 euros (4500 em 2005 e 3000 este ano), viu a primeira obra editada e ganhou uma câmara Sony HD. Tréfaut diz que não há queixas. "Desconheço qualquer reclamação e nada tenho a comentar. O júri decidiu e é soberano", conclui.

(in_lusa 27/10/2008)

(mono)cultura sugere artigo relacionado:


Um comentário:

  1. A Camera d'Or em Cannes é um prémio que distingue a melhor primeira obra de longa-metragem apresentada em qualquer secção no Festival Internacional de Cannes. Ao contrário do que é veiculado pelo Director do DOC Lisboa são distinguidas apenas as primeiras obras dos realizadores. Infelizmente não é extensível...

    ResponderExcluir

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!