A par destas questões, de financiamento, dos estilos e tendências deste género cinematográfico, os Estados Gerais do Documentário pretendem ainda delinear estratégias para o futuro. Para Sérgio Tréfaut, o caminho é claro: "Passa por conseguirmos ter uma escola de documentário a sério e importar grandes professores do documentário para formar novas gerações".
Em Portugal falta uma escola de cinema documental que forme novas gerações de realizadores, lamentou o director do festival DocLisboa, Sérgio Tréfaut, em entrevista nas vésperas dos” Estados Gerais do Documentário”. Entre segunda e quarta-feira, a Apordoc, a associação que realiza o festival DocLisboa, celebra dez anos de actividade e propõe um debate em Lisboa sobre o estado de saúde do documentário em Portugal, reunindo realizadores e produtores de cinema.
Antecipando o debate, Sérgio Tréfaut falou de uma evolução positiva na produção de documentários em Portugal nos últimos dez anos, mas criticou os critérios de financiamento, a falta de tradição de ensino e uma predominância do discurso televisivo no cinema documental.
Em Portugal falta uma escola de cinema documental que forme novas gerações de realizadores, lamentou o director do festival DocLisboa, Sérgio Tréfaut, em entrevista nas vésperas dos” Estados Gerais do Documentário”. Entre segunda e quarta-feira, a Apordoc, a associação que realiza o festival DocLisboa, celebra dez anos de actividade e propõe um debate em Lisboa sobre o estado de saúde do documentário em Portugal, reunindo realizadores e produtores de cinema.
Antecipando o debate, Sérgio Tréfaut falou de uma evolução positiva na produção de documentários em Portugal nos últimos dez anos, mas criticou os critérios de financiamento, a falta de tradição de ensino e uma predominância do discurso televisivo no cinema documental.
(in_publico 25/10/2008)
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