domingo, 21 de junho de 2009

Belgais à venda



Polémica: Encerramento devido a arresto de bens e falta de apoios

Belgais à venda

AGranja de Belgais, em Castelo Branco, onde Maria João Pires lançou um projecto de ensino artístico, está à venda na internet e parte do seu recheio foi confiscado pelo tribunal. O fim da iniciativa foi anunciado pela filha da pianista, Joana Pires, que acusa as entidades públicas locais de falta de apoio.

A quinta que Maria João Pires adquiriu em 1999 para alojar o seu projecto cultural, e que serviria de sede à Associação Belgais, foi entretanto transformada em espaço de turismo rural, acolhendo casamentos, baptizados e outros eventos, em parceria com um restaurante da cidade. Agora está à venda no site de internet de uma imobiliária, encontrando-se o preço 'sob consulta'.

'Não somos bem-vindos aqui', disse ao CM Joana Pires, actual presidente da Associação Belgais, lamentando a falta de apoios de várias entidades, entre as quais a Câmara de Castelo Branco.

'Pedimos apoio moral e uma garantia bancária para desbloquear o problema, negociada da forma que quisesse. Mas o presidente da autarquia foi gelado e disse que não tinha nada a ver com o assunto', contou Joana Pires.

O projecto chegou a ser financiado pelos ministérios da Educação e da Cultura e por uma instituição bancária espanhola, mas o único subsídio actual (do Ministério da Educação), bem como todo o mobiliário e os instrumentos musicais da escola, foram arrestados pelo Tribunal de Castelo Branco, no âmbito de uma acção judicial movida por quatro ex-funcionários.

APOIO LOCAL

Joaquim Morão, presidente da Câmara de Castelo Branco, refuta as acusações de Joana Pires, afirmando que 'não compete à autarquia dar garantias bancárias nem pagar as dívidas das associações'. Ao longo dos anos, o município financiou o projecto com 70 mil euros e asfaltou, com verbas comunitárias, o caminho rural que liga a EN240 à Granja de Belgais.

PORMENORES

AULAS PARA 40 CRIANÇAS

As aulas de música eram frequentadas por 40 crianças do 1.º Ciclo da Escola da Mata.

MESMAS ACTIVIDADES

Com o fim do projecto de Belgais, as crianças terão as mesmas actividades, mas desenvolvidas pelo agrupamento de escolas.

PROJECTO DILUÍDO

No início o projecto era 'realmente diferente', mas diluiu--se com a introdução das actividades extracurriculares em todas as escolas.

CORO E TEATRO

O agrupamento de escolas criou um clube de teatro que abrange todas as escolas, o mesmo acontecendo com o Coro de Belgais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!