
Polémica: Encerramento devido a arresto de bens e falta de apoios
Belgais à venda
AGranja de Belgais, em Castelo Branco, onde Maria João Pires lançou um projecto de ensino artístico, está à venda na internet e parte do seu recheio foi confiscado pelo tribunal. O fim da iniciativa foi anunciado pela filha da pianista, Joana Pires, que acusa as entidades públicas locais de falta de apoio.A quinta que Maria João Pires adquiriu em 1999 para alojar o seu projecto cultural, e que serviria de sede à Associação Belgais, foi entretanto transformada em espaço de turismo rural, acolhendo casamentos, baptizados e outros eventos, em parceria com um restaurante da cidade. Agora está à venda no site de internet de uma imobiliária, encontrando-se o preço 'sob consulta'.
'Não somos bem-vindos aqui', disse ao CM Joana Pires, actual presidente da Associação Belgais, lamentando a falta de apoios de várias entidades, entre as quais a Câmara de Castelo Branco.
'Pedimos apoio moral e uma garantia bancária para desbloquear o problema, negociada da forma que quisesse. Mas o presidente da autarquia foi gelado e disse que não tinha nada a ver com o assunto', contou Joana Pires.
O projecto chegou a ser financiado pelos ministérios da Educação e da Cultura e por uma instituição bancária espanhola, mas o único subsídio actual (do Ministério da Educação), bem como todo o mobiliário e os instrumentos musicais da escola, foram arrestados pelo Tribunal de Castelo Branco, no âmbito de uma acção judicial movida por quatro ex-funcionários.
APOIO LOCAL
Joaquim Morão, presidente da Câmara de Castelo Branco, refuta as acusações de Joana Pires, afirmando que 'não compete à autarquia dar garantias bancárias nem pagar as dívidas das associações'. Ao longo dos anos, o município financiou o projecto com 70 mil euros e asfaltou, com verbas comunitárias, o caminho rural que liga a EN240 à Granja de Belgais.
PORMENORES
AULAS PARA 40 CRIANÇAS
As aulas de música eram frequentadas por 40 crianças do 1.º Ciclo da Escola da Mata.
MESMAS ACTIVIDADES
Com o fim do projecto de Belgais, as crianças terão as mesmas actividades, mas desenvolvidas pelo agrupamento de escolas.
PROJECTO DILUÍDO
No início o projecto era 'realmente diferente', mas diluiu--se com a introdução das actividades extracurriculares em todas as escolas.
CORO E TEATRO
O agrupamento de escolas criou um clube de teatro que abrange todas as escolas, o mesmo acontecendo com o Coro de Belgais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!