quarta-feira, 17 de junho de 2009

Encenaria o caso do Banco Privado Português no teatro?

Rui Madeira, director artístico da CTB a e Administrador do Theatro Circo de Braga, diz que José Sócrates tem de parar de pedir Se a realidade supera a ficção, ele, actor e encenador, desculpa por ter sido apanhado a fumar ou pelos votos de Manuel Alegre.di-lo com frontalidade: "Somos um país de donas brancas. Púdicas, ainda por cima". Rui Madeira vive em Braga, ali a um passo da Europa.

Votou para as eleições Europeias?

Obviamente.

No candidato da "roubalheira"?

[Risos] No Vital Moreira, sim.

Perdeu. Ficou desapontado?

Perdi, mas não fiquei desapontado. O engenheiro Sócrates começou a perder no dia em que pediu desculpa por ter sido apanhado a fumar. A partir daí, entrou num esquema que era só pedir desculpas. Desculpa por ter um bom ministro da Saúde e demitiu-o. Desculpa a Manuel Alegre por ele ter tido um milhão de votos, quando esse milhão serve para tudo menos para o Benfica ganhar o campeonato. E perdeu também aí. Trama-se sempre que pede desculpa. Tem que parar de pedir.

Acha que o PS ainda pode ganhar as eleições legislativas?

Espero que ganhe. O PS perdeu as europeias, mas o PSD não as ganhou. Quem ganhou foi o Alegre.

Mas porquê? Vê o poeta Manuel Alegre como um traidor do PS?

Não tenho esses pensamentos [Risos]. Acho é que ele conduz um enorme autobus, que faz ali o percurso entre as esquerdas todas, e isso não contribui para a clarificação da situação política.

Paulo Rangel, além de vencedor, foi mesmo o político revelação desta ronda eleitoral?

Acho que sim. Tenho simpatia pela sua figura intelectual. Os cidadãos deviam perceber que há cada vez menos gente interessada em sofrer a crucificação na praça pública só porque está disponível para servir a causa pública de peito aberto.

A que distância está Braga, onde vive e trabalha, da Europa?

Muito próxima. Há pessoas que estão no centro da Europa e continuam provincianas e pessoas do Gerês que têm um olhar muito concreto sobre o que valem e o que vale a Europa para eles.

Mário Soares manifestou-se contra a reeleição de Durão Barroso na presidência da União Europeia. Que sentido faz agora?

Tenho profundo apreço por Mário Soares, como tinha por Álvaro Cunhal ou Lucas Pires, como tenho por Adriano Moreira. Fazem falta pessoas com liberdade para dizer o que pensam. Se o PS tivesse ganho as eleições teria direito a exigir outro presidente; assim, não... Acho graça à atitude do Sócrates ter dito: "Porreiro, pá!"

Não nomeou Cavaco Silva no rol de pessoas que preza, apesar de ter estado com ele em Santarém no 10 de Junho. Não ficou solidário quando o ouviu dizer que está a perder o dinheiro das poupanças?

Essa intervenção dele foi desastrosa. Só tem paralelo com a altura em que era primeiro-ministro e veio dizer que na sua residência oficial não tinha construído um tanque. Representa a mentalidade típica dos portugueses: o medo de assumir coisas. Foi a pior prestação que poderia ter feito a Manuela Ferreira Leite. Numa altura em que se discutia a relação do BPN com o PSD, foi um tiro nos dois pés dela. Em compensação, gostei que tivesse vetado esta semana a proposta para aumentar o financiamento dos partidos. Se passasse, seria um escândalo.

Ferreira Leite recuperou desse tiro depois da vitória nas europeias?

Não, porque ela não é vencedora. A abstenção foi muito alta e os votos que o PSD teve são quase iguais à derrota de Santana Lopes nas outras eleições. Pode até ser que isto crie dinâmicas e expectativas, mas da leitura crua dos números não saiu uma vencedora.

Encenaria o caso do Banco Privado Português (BPP) no teatro?

Era capaz. Os portugueses deviam ter direito, de graça, ao livro do seu ex-presidente, João Rendeiro. Como o próprio nome indica, Rendeiro rende. O problema é que isto é um país de donas brancas e ainda não as conhecemos todas. Donas brancas púdicas, ainda por cima.

Acha bem que o Governo tenha anunciado esta semana que lava as mãos do caso BPP?

Acho bem que lave as mãos, porque ali já há demasiada gente com as mãos sujas. Aquilo é um problema de tribunal, não é coisa para os contribuintes pagarem.


in_JN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!