quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Património degradado prejudica candidaturas



Queixas do responsável pela corrida ao título da universidade de Coimbra e zona urbana envolvente

António Pimentel, responsável pela candidatura da Universidade de Coimbra e zona urbana envolvente a Património da Humanidade, acusa a degradação do património classificado de prejudicar futuras candidaturas.

Para o director do Instituto de História de Arte e pro-reitor da Universidade de Coimbra, Lisboa e Porto são situações preocupantes: "A capital é um espelho do País e o Porto a sua segunda cidade. Têm de ser prioritariamente atendidas."

Em Portugal, Cultura e Património não são considerados estratégicos, razão por que o seu orçamento, sempre diminuto, acaba por sair ainda mais afectado.

"Vamos investindo na recuperação do património com as sobras do orçamento", explica para concluir que a situação é "alarmante" mas "reversível".
(in_lusa 20/01/09)

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com a defesa do património e a sua manutenção, desde que não se altere a sua natureza e a sua constituição, de forma a mostrar ao mundo as grandes obras que existem no nosso país. Por outro lado não defendo as renovações que têm sido feitas em alguns monumentos em Portugal, como é o caso do Castelo de Belmonte, cuja renovação não se integra minimamente com a envolvente nem tão pouco com a história da área.

    Apenas uma pequena questão. No texto fala da degradação da zona de Coimbra, mas a foto não é de Tomar, do Castelo dos Templários?

    Cumprimentos

    ResponderExcluir

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!