terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sr. Rui Rio!! Quem semeia ventos colhe tempestades...




















Oliveira recusa "benesses" da câmara
Nas vésperas do seu centésimo aniversário, Manoel de Oliveira deu um sinal claro de que não quer festejar com a Câmara do Porto, entidade que aprovou na semana passada a entrega ao cineasta das chaves da cidade. Oliveira diz que "não anda à procura de benesses" e recusou a distinção, por considerá-la "um aproveitamento de ocasião" vindo de uma instituição com quem tem tido algumas más experiências.
Em declarações citadas pelo 'Jornal de Notícias' de ontem, o decano do cinema mundial explicou a notícia da recusa das chaves avançada pelo semanário 'Sol', no fim-de-semana. Disse que soube da proposta da autarquia pelos jornais, e deixou uma resposta clara, também através da imprensa. "Não vou receber coisa nenhuma. Nunca fui consultado para tal.
Já tenho recebido tantas ofensas e provocações através do jornal", desabafou.

Rui Rio já distinguiu Agustina Bessa-Luís e Álvaro Siza Vieira. Manoel de Oliveira seria o terceiro galardoado nos mandatos do autarca social-democrata, se Oliveira assim o entendesse. Mas este entende que esta vontade é contraditória com a actuação do município, nomeadamente em relação ao projecto da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, que tem um edifício concluído há vários anos, sem que lhe tivesse sido dado o uso a que estava destinado: receber um vasto espólio que o realizador pretendia disponibilizar à sua cidade. Agora, se for por diante a intenção do Governo, o imóvel vai ser um dos três espaços associados ao futuro pólo do Porto da Cinemateca Nacional, mantendo uma ligação à sétima arte.
(in_Público 09/12/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!