quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A gestão do Coliseu do Porto...

Coliseu perde 50 mil euros com concertos

Os concertos Promenade dão um prejuízo anual de 50 mil euros ao Coliseu do Porto. A pensar no equilíbrio das contas, a associação que gere a sala de espectáculos solicitou o apoio das câmaras da região através da compra de bilhetes.

A comparticipação dos municípios, já pedida pelo presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio, na mais recente reunião com as 14 autarquias, será fundamental para evitar a redução do número de espectáculos anuais ou mesmo o cancelamento do ciclo. Hoje, só a Câmara do Porto adquire 500 bilhetes por cada concerto, para distribuir pelos alunos das escolas primárias e por famílias carenciadas da Invicta.

O prejuízo não é sintoma de falta de público, garante José António Barros. O presidente da direcção da Associação Amigos do Coliseu do Porto lembra que os concertos de música clássica, que se realizam aos domingos de manhã, registam uma assistência acima da média, em comparação com outras cidades europeias. A sala recebe entre 1800 a 2000 pessoas, mas os bilhetes são baratos. Por ano, realizam-se 11 espectáculos. O custo dos ingressos vai dos cinco (galeria e desconto para escolas) a dez euros (camarotes, tribuna e primeira plateia).

'Fazemos os concertos promenade há quatro anos. Estamos a repetir alguns às segundas-feiras para as escolas e é um êxito', sublinha José António Barros. O problema é que a receita não chega para cobrir os custos. 'Perdemos 50 mil euros por ano com os concertos Promenade. O Coliseu não pode continuar sozinho a apoiar este prejuízo. Caso contrário, teremos dificuldade em manter a iniciativa', continua.

Se, à semelhança do Município do Porto, outras câmaras da Área Metropolitana do Porto comprassem bilhetes para os 11 concertos, a associação conseguiria alcançar um resultado equilibrado nas contas do ciclo Promenade. Esta comparticipação teria, na perspectiva de José António Barros, outra virtude: proporcionar aos jovens contacto com a música clássica, criando, no futuro, um novo público para estes concertos.

A proposta foi apresentada aos 14 autarcas por Rui Rio, que, no final da passada reunião da Junta Metropolitana do Porto, manifestou a vontade de todos os municípios em colaborar com o Coliseu. Os concelhos de maior dimensão deverão comprar mais bilhetes do que os restantes.
(in_jornal de notícicias 09/12/2008)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!