quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A dormência do Teatro D. Maria II













"Teatro D. Maria II está em dormência"

A ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima afirmou que a situação no Teatro Nacional D. Maria II é «grave» e que este atravessa uma fase de «dormência», sem programação.
«Eu acho estranho não haver sinais do D. Maria II. O que me parece grave é não percebermos se o D. Maria existe ou não existe, a nova programação não foi apresentada», criticou a actual deputada socialista em declarações à Lusa.

O encenador Carlos Fragateiro, escolhido por Isabel Pires de Lima para a direcção do Teatro Nacional D. Maria II, presidindo também ao conselho de administração, foi afastado em Julho por despacho conjunto dos Ministérios da Cultura e das Finanças.

Segundo as explicações do Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, a exoneração foi decidida com base em «factos fundamentados» relacionados com a «natureza da gestão».

«Eu compreendo que o senhor ministro entenda que a orientação que estava a ser dada ao D. Maria não seja aquela que deve ser dada a um teatro nacional, está nas suas funções fazer essa avaliação», afirmou Pires de Lima.

«Não compreendo é porque é que o D. Maria II não está a funcionar com alguma vitalidade e também não entendo porque é que há necessidade de quatro pessoas para gerir o teatro (uma administração de três pessoas e um director artístico que até agora não foi nomeado)», acrescentou a ex-ministra.

A deputada da bancada socialista considerou a nova direcção do teatro «excessiva», alegando que o Teatro Nacional de São João, no Porto, gere mais espaços com menos gente.

«Eu apenas reajo perante a dormência do Teatro Nacional e perante esta nova organização da direcção, tanto mais que a nova presidente do conselho de administração (Maria João Brilhante), é uma grande investigadora da área do teatro e parece-me que teria todas as capacidades para ser directora artística», referiu.
(in_Diário Digital / Lusa 19/11/2008)

(mono)cultura sugere artigos relacionados:
-"A Carta de Carlos Fragateiro..."e as tricas de Estado"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!