sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Viseu assume-se berço de D. Afonso Henriques













Viseu assume-se berço de D. Afonso Henriques
Fernando Ruas promoverá na cidade comemorações dos 900 anos do rei-fundador
Em 2009 faz 900 anos que nasceu D. Afonso Henriques. E nasceu onde? Ao certo, ao certo ninguém sabe, mas Viseu e Guimarães vão assinalar a efeméride, como se o rei tivesse nascido nas suas cidades.

Onde terá nascido D. Afonso Henriques? Guimarães ou Viseu? Uma tese de Almeida Fernandes, subscrita por outros historiadores, como José Mattoso e Henrique Barrilaro Ruas, defende que o rei-fundador nasceu em Viseu.

Aproveitando a convicção histórica dos académicos, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, quer comemorar em grande, em 2009, os 900 anos do nascimento do primeiro rei de Portugal, assumindo-se Viseu como cidade berço do monarca conquistador. “Sem polémicas com Guimarães”, diz o autarca.

“Guimarães sempre defendeu que é o berço da nacionalidade, e nós achamos que essas coisas não são incompatíveis. O rei podia aqui ter nascido e fundar o berço da nacionalidade em Guimarães. Deixo isso para os estudiosos”, afirma Fernando Ruas.

“Sempre achei que os políticos deviam actuar a jusante das conclusões académicas. Os historiadores dizem, sem dúvidas, que o rei nasceu aqui, e nós não podíamos deixar de dar força a esta constatação.

Portanto, vamos comemorar em Viseu os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, sem problema, sem ‘guerra’ ou polémica com Guimarães”, explica o autarca.

“Se viessem académicos contraditar esta ideia, e dizer que afinal Almeida Fernandes estava equivocado - embora o que pareça é o inverso, porque cada vez há mais historiadores a defender a posição dele - é evidente que também não alimentaríamos nenhuma polémica”, admite Fernando Ruas.

“Nasceu em Guimarães e morreu em Coimbra, onde está sepultado”, lê-se no sítio da Câmara Municipal de Guimarães.

“É um assunto que não nos suscita qualquer incómodo. Trata-se de matéria relativamente à qual existem poucas fontes e, como tal, dificilmente se chegará a uma conclusão incontestada. O que defendemos e apreciamos, isso sim, é que a figura de D. Afonso Henriques continue, ainda hoje, a ser objecto de estudos e investigação históricos, porque só assim se faz jus à vida e obra do nosso primeiro monarca”, refere ao JN o presidente da Câmara de Guimarães, António Magalhães.

Uma tese partilhada por Amaro das Neves. “D. Afonso Henriques não é importante por ter nascido em Guimarães, em Viseu ou em Coimbra, mas pelo país que ajudou a nascer”, argumenta. “Não é um assunto transcendente da nossa história e não altera em nada a ligação do rei a Guimarães”, enfatiza.

Para Barroso da Fonte, autor de um livro sobre o monarca, “não faz sentido que tivesse nascido em Viseu e fosse baptizado em Guimarães, porque, na altura, era hábito o baptizado ser imediatamente após o nascimento”. Admitindo que “não há nada escrito que o ateste, tenho 99 por cento de certeza de que nasceu em Guimarães”.

Em que ano nasceu D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal? O ano ao certo ninguém sabe, mas 1109 é a data mais consensual entre historiadores. E Guimarães, como Viseu, vai também assinalar os 900 do nascimento.

(in_Causa Monarquica/jornal de noticias 26/10/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!