segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A pouca cultura e espectáculo nas notícias de TV

Segundo os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, os quatro canais nacionais de sinal aberto emitiram, durante o primeiro trimestre deste ano, 49 horas de notícias relacionadas com cultura e espectáculo nos seus serviços noticiosos regulares.



Entre 1 de Janeiro e 31 de Março de 2008, foram 1197 as peças noticiosas da RTP1, RTP2, SIC e TVI que tiveram a cultura ou o espectáculo como tema, ocupando um total de 48 horas e 53 minutos dos serviços regulares de informação destes canais. Nesta análise excluem-se portanto eventuais programas, entrevistas ou debates específicos sobre o tema.
Estes números significam que o tema da cultura e espectáculo representou 5.1% das notícias emitidas por estes canais no trimestre e 7.6% da sua duração.

A SIC foi, no período em análise, o canal que veiculou mais notícias sobre este assunto, ao passo que a RTP1 foi aquele que lhe deu maior espaço no alinhamento dos seus jornais e que na RTP2 este tema teve maior relevância no conjunto da informação transmitida.

A RTP1 veiculou 370 notícias sobre este tema, tendo-lhes dado 17 horas e 33 minutos de espaço nos seus noticiários regulares. A SIC passou 389 notícias sobre cultura e espectáculo, que tiveram 15 horas e 19 minutos de duração. Na TVI passaram 231 peças sobre cultura e espectáculo, com duração de 8 horas e 36 minutos. Finalmente, na RTP2 passaram 207 peças sobre o tema, tendo tido uma duração de 7 horas e 25 minutos.


O tema da cultura e espectáculo foi mais relevante para a RTP2, pois representou 9.4% das notícias que o canal passou no trimestre e 12.5% da duração informativa do canal. No conjunto da informação regular da RTP1, a cultura e espectáculo representou 5.1% das notícias e 7.6% do tempo noticioso do período. Face à informação que a SIC passou no trimestre, o tema representou 4.7% do total de notícias e 8.0% da sua duração, enquanto na TVI representou 4.0% das notícias e 5.3% do tempo noticioso do canal naquele período.

sta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Março de 2008, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI).

(in_Marktest 16/10/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!