quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A vocação de José António Pinto Ribeiro



José António de Melo Pinto Ribeiro, novo ministro da Cultura, nasceu em Moçambique, estudou na escola alemã do Porto, licenciou-se em Direito e tem feito carreira como jurista.

Foi fundador e presidente da Direcção do Fórum Justiça e Liberdades, associação destinada ao estudo, promoção e defesa dos direitos cívicos em Portugal.
Pinto Ribeiro nasceu a 9 de Setembro de 1946, em Moçambique, mas realizou os seus estudos primários e secundários na escola alemã do Porto, entre 1952 e 1962.
Estudou ainda no Liceu Normal de D. Manuel II, no Porto, antes de ingressar na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, onde estudou entre 1964 e 1969. Recebeu o prémio Gulbenkian para melhor aluno em ciências jurídico-económicas.
Iniciou depois actividades de docente, primeiro no Instituto Superior de Economia, onde foi assistente entre 1971 e 1980, depois na Faculdade de Direito de Lisboa e mais tarde na Universidade Autónoma de Lisboa, sempre na área do Direito Comercial.
Deu ainda aulas no Instituto Superior de Ciências do trabalho e da Empresa e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de lisboa.

Como advogado, Pinto Ribeiro tem estado ligado à área da banca.
Entre 1974 e 1990 foi assessor jurídico, responsável pela área internacional, do Banco Português do Atlântico e prestou assessoria jurídica a vários financiamentos estrangeiros a empresas portuguesas.
Desde Setembro de 1985 que é representante da Associação Portuguesa de Bancos no Comité Jurídico da Federação Bancária da União Europeia.
Segundo o curriculum vitae distribuído pelo gabinete do primeiro-ministro, Pinto Ribeiro elaborou vários projectos de diplomas legais para o Governo da República e para os governos dos Açores, da Madeira e de Macau sobre empresas públicas bancárias, sociedades comerciais e legislação respeitante ao chamado "Plano Mateus".
Actualmente exercia funções de Administrador da PT Multimédia e da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea-Colecção Berardo.
Para além do português, o novo ministro fala alemão, inglês, francês, espanhol e italiano e é Grande Cavaleiro da Ordem da Liberdade.
(in_tsf 29/01/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!