domingo, 24 de maio de 2009

Antena no cimo do Castelo de EvoraMonte



Autarca local questiona se a presença da antena na torre de menagem é mesmo um imperativo para a segurança nacional e pede a sua remoção.


O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, anunciou ontem, em Evoramonte, Alentejo, que a antena de telecomunicações militares colocada pelo Ministério da Administração Interna na torre de menagem, e que tem estado a gerar muita polémica junto dos habitantes e agentes culturais da freguesia e da região, vai ser substituída dentro de um a dois meses por uma outra de menor dimensão e com uma cor e imagem mais discreta.

O governante, que falava à margem das comemorações dos 175 anos da Convenção de Evoramonte, concelho de Estremoz, recordou que uma outra localização não poderá acontecer, "porque é de extrema importância para a segurança nacional que ela aí esteja situada", salvaguardando, no entanto, que "se espera que o novo equipamento tenha igual eficácia, mas sem perturbar a imagem da fortificação".
Existem alternativas
Perante estas afirmações, o presidente da junta de freguesia da localidade, Bruno Oliveira, voltou a mostrar a sua discordância perante a intenção de substituição da antena em vez da sua remoção, "sobretudo por existirem à volta de Evoramonte muitos montados, mini-serras e pontos altos em que seria possível colocá-la".
O autarca recordou que quando teve uma reunião com o presidente do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), com a Câmara Municipal de Estremoz e com a Direcção Regional da Cultura, "onde o SIRESP se comprometeu a apresentar um projecto de menor impacto para substituir a monstruosidade da antena existente, eu demonstrei logo a minha insatisfação". No entender do autarca há uma pergunta que urge fazer: "Se não houvesse esta torre, em Evoramonte, a segurança nacional estaria em causa no século XXI?"
Esta mesma questão tem sido levantada pela Liga dos Amigos do Castelo de Evoramonte (LACE), que inquire se "na época das avançadas tecnologias na área das comunicações não existirão outras soluções para o sistema de comunicações das polícias que evitem atentados deste tipo contra o património público, ou se esta deve ser uma nova forma de cultura em Portugal".
O presidente da Junta de Freguesia de Evoramonte, "cansado" desta discussão, acabou por admitir aceitar a hipótese de a antena poder ser colocada no interior da zona muralhada, "mas nunca na torre de menagem", asseverou Bruno Oliveira.
in Público

2 comentários:

  1. coseguem por antenas e sei lá mais o que nos sítios mais incríveis..nao entendo que nao consigam alternativas...

    ResponderExcluir
  2. nao acredito que nao haja alternativas....conseguem por antenas e sei lá mais o quê nos sítios mais incríveis! mas os nossos governantes primam pelo mau gosto.

    ResponderExcluir

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!