domingo, 15 de fevereiro de 2009

(no problem...) O Ministro da Cultura gosta do FantasPorto...

"O Fantasporto, apesar da crise, não está em risco e o festival tornou-se já um evento consolidado no panorama do cinema do Porto e de Portugal...", disse à Lusa o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro.

Em declarações em Madrid, onde visitou a Feira de Arte Contemporânea (ARCO), o ministro reagia, assim, a comentários do director do Fantasporto, que na quinta-feira disse não estar em condições de realizar a edição 2010 do certame devido à crise.

Mário Dorminsky afirmou que há uma retracção dos apoios privados e públicos.

Questionado sobre esse facto, o ministro da Cultura explicou que o seu gabinete ainda não recebeu qualquer informação nesse sentido da direcção do Fantasporto, insistindo, porém, que o certame é para continuar.

"O Fantasporto é um festival consolidado, que corresponde a uma necessidade no Porto, no País e já a nível internacional", realçou o governante, em declarações à Agência Lusa.

"Pode sofrer com momentos de crise, mas não está em causa a sua solvência ou existência. Podemos aproveitar a crise para reequacionar algumas coisas", afirmou.

Mário Dorminsky explicou que o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) diminuiu de 150 mil para 120 mil euros, enquanto o Instituto Português de Turismo (IPT), cujo apoio "serve para pagar a deslocação de personalidades estrangeiras, realizadores e actores, ainda não deu qualquer resposta" ao pedido para este ano.

Acrescentou que, "por outro lado, há vários patrocinadores privados que ou reduziram ou cortaram os seus patrocínios".

Mário Dorminsky referiu que o atraso na confirmação do apoio do Instituto de Turismo já teve uma consequência: "O actor Peter Fonda, que já confirmara a sua presença na comemoração dos 40 anos do filme 'Easy Rider', já não vem porque, perante a falta de resposta daquele Instituto, não sabemos se teremos dinheiro para pagar a viagem para três pessoas, em primeira classe, de Los Angeles e a estadia de uma semana, como ele pediu".

Mário Dorminsky falava na conferência de apresentação do Fantasporto 2009 - XXIX Festival Internacional de Cinema do Porto, que começa segunda-feira, no Rivoli no Porto, com retrospectivas, mas cuja abertura oficial se realiza apenas a 20 de Fevereiro, com a projecção de "Che - The Argentine", de Steven Soderbergh.

A directora do festival, Beatriz Pacheco Pereira, referiu que o Fantas'2009 garantiu que, "em termos da qualidade dos filmes, a crise não passa por aqui", já que, como é habitual, há vários candidatos aos Óscares no programa.
(in_JN/Lusa 16/02/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!