sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Fantasporto - Entrevista a Mário Dorminsky

Instituto do Turismo reduz apoio ao Fantasporto

O Instituto do Turismo vai apoiar o Fantasporto com 50 mil euros, o que significa uma redução para metade do valor que, tradicionalmente, é atribuído ao festival de cinema do Porto.

A revelação da verba foi feita pelo director do Fantasporto, Mário Dorminsky, na passada segunda-feira, à Agência Lusa. O também vereador da Câmara de Gaia acrescentou que um técnico do Turismo de Portugal lhe teria garantido, em Novembro, que o Fantasporto podia estar "descansado porque pelo menos os 100 mil euros" iria receber. Fonte do Turismo de Portugal esclareceu ao JPN que não houve nenhuma promessa a nível oficial.

Dorminsky afirmou, também, que o festival poderia vir a ter de “desconvidar algumas pessoas” devido ao corte, quando faltam apenas três semanas para o início do evento, que começa no dia 25 de Fevereiro.

Em declarações ao JPN, António Reis, da direcção do Fantasporto, garante que não se chegará ao ponto de retirar convites que “já estão endereçados”, uma vez que a verba do Turismo de Portugal incide mais sobre os contactos com os meios de comunicação social estrangeiros. No entanto, é possível que os convidados internacionais fiquem na cidade menos tempo do que estava inicialmente previsto.

"Além de manifesta incompetência do instituto e da ignorância dos seus técnicos, parece haver um desprezo por uma iniciativa cultural do Norte, com provas dadas ao longo de 28 anos", disse Dorminsky à Lusa.

Presença em Cannes pode ser afectada
Também afectada poderá vir a ser a presença do Festival de Cannes. António Reis salienta que o Fantasporto é o único festival português com banca no evento da cidade francesa e funciona também como representante de Portugal.

O responsável do festival explica que o apoio do Turismo de Portugal se traduz numa parceria e não num subsídio ou patrocínio. António Reis lamenta que o anúncio tenha sido feito agora, tão "em cima da hora", mas assegura que o público do Fantasporto não vai sentir qualquer mudança no evento, nem a programação vai ser alterada.
(in_JPN Jornalismo Porto Net  09/01/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!