segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Teatro Municipal da Guarda reclama.

Câmara da Guarda reclama apoios do MC para Teatro Municipal

«Sempre achámos que o Ministério da Cultura participe com a Câmara Municipal na gestão deste equipamento», disse o autarca, lamentando que as respostas obtidas sejam no sentido de que «não está previsto qualquer tipo de apoio de financiamento a este tipo de equipamento».

A situação é «caricata» porque o TMG «é uma estrutura, um equipamento feito pelo Governo Português, tem apoio dos poderes públicos de Espanha e não tem de Portugal», observou, aludindo a um protocolo que integrou o TMG na «Rede de Teatros de Castilla y León».
Segundo o autarca, o equipamento apenas é apoiado pela Câmara Municipal da Guarda, que, «apesar de haver esta inércia do Ministério da Cultura», está atenta «às diferentes hipóteses de candidatura» a fundos comunitários, através do programa de Cooperação Territorial Portugal - Espanha, em parceria com a Junta de Castilla y León.

«Há um conjunto de projectos que estamos a lançar em várias direcções para obter novas fontes de financiamento«, referiu, assinalando que a rede de Teatros Municipais é «um projecto inacabado» porque «falta apoiar a programação destes Teatros Municipais».

O autarca ainda espera que o Ministério da Cultura analise a situação e encontre acções concretas de apoio a estes equipamentos».

Também Américo Rodrigues, director artístico do TMG, disse esperar «que haja uma alteração de procedimentos» do Ministério da Cultura em relação aos apoios a este tipo de equipamento cultural.
«Precisamos urgentemente do apoio do Ministério da Cultura», afirmou.

O complexo do TMG, inaugurado em 25 de Abril de 2005, custou cerca de 10,5 milhões de euros.

Localizado no centro da cidade da Guarda, junto do antigo Convento de São Francisco, é composto por dois cubos gigantes onde funcionam o grande auditório (com capacidade para 626 pessoas), o pequeno auditório (com capacidade para 164), um café-concerto, uma galeria de exposições e um parque de estacionamento subterrâneo.

(i_nDiário Digital/Lusa 17/12/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indignem-se, discutam,denunciem, comentem... não adormeçam!!!